ATENÇÃO INTERNAUTAS





A DECO divulgou um inquérito que aconselha a que todos os utilizadores das redes sociais tenham em atenção. Por isso reproduzo aqui um texto publicado no portal SAPO a este propósito.

" No inquérito a DECO indica que a larga maioria dos participantes, 87%, possui uma conta numa rede social, sendo o Facebook o preferido mas também o Twitter e o Instagram. Metade dos que responderam confessam usar a rede social de forma contínua ou quase. 
Mas os "amigos" registados nestas redes são pouco próximos. Mais de metade admitem que são pessoas que apenas conhecem superficialmente (53%) ou que nunca viram cara a cara (30%).
Segundo a associação, a taxa de arrependidos e que já tiveram de eliminar pessoas entre os seguidores ou comentários publicados sobre si na rede é considerável.
Ainda assim, 22% admitem nunca ter configurado a privacidade da conta e cerca de um quinto optou pelo perfil público. Só 54% disponibilizam a informação a um círculo privado de amigos. Cerca de 60% dos inquiridos afirmam ter agora mais cuidado e pensar bem antes de publicar algo online.
Entre as queixas registadas, 70% admitem existir online informação que não tinham intenção de partilhar, nomeadamente fotos e morada. Cerca de 5% dos inquiridos queixaram-se de já terem sido alvo de difamação, ameaças ou perseguições.

A nível da privacidade, os participantes no inquérito referem acessos não autorizados ao email ou às contas de redes sociais, acontecimentos frequentes entre os jovens, sendo que um quarto dos inquiridos entre os 18 e 34 anos reportam violações de privacidade."


Comentários

Mensagens populares