SOCIEDADE DE RISCO




No relatório do Painel Internacional sobre as Alterações Climáticas, de Fevereiro de 2007, li que “ O debate académico sobre as alterações climáticas terminou, mas as discussões políticas e morais atingiram um novo patamar. Os investigadores constataram, com rara clareza para questões tão complexas, que o ser humano é o principal responsável pelo aquecimento global. A verdadeira novidade, a mensagem provavelmente histórica deste relatório, consiste na determinação com que todas as evasivas e dúvidas no que diz respeito às alterações climáticas provocadas pelo ser humano são dissipadas”.
Todos sabemos que as guerras por recursos limitados – terra, água potável, petróleo – são tão antigas como Homem. Porém o problema que hoje se coloca é que as alterações climáticas estão a ameaçar o abastecimento de cada um destes recursos, pondo em causa a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.
Sabe-se que se a temperatura global subir quatro a cinco graus Celsius, as cidades de Londres, Nova Iorque e Tóquio podem ser engolidas pelo mar.
Para evitar a tragédia global que a comunidade científica prevê para as próximas décadas, exige-se um compromisso justo, num mundo em que tanto as riquezas como os riscos estão distribuídos de modo criminosamente desigual.
Olhamos para o mundo onde vivemos, condicionado pela ideologia dos “mercados” e por economias de casino, e somos tentados a desistir de acreditar na utopia de alterar a postura dos Estados para enfrentar a perigosa ameaça que representa para a Humanidade os efeitos das alterações climáticas. Mas há sinais positivos no horizonte. No próximo mês de Dezembro reúne, em Paris, a 21ª Cimeira do Clima, que culmina mais de 20 anos de negociações, sobre os auspícios das Nações Unidas. Aguarda-se um novo acordo internacional sobre o clima, para diminuir a emissão de gases de efeito de estufa.
Esperemos que finalmente os Estados resistam à soberania ilegítima dos “mercados” e tomem medidas para diminuir o risco de uma catástrofe climática eminente.


Comentários

Mensagens populares