SALVEM O PLANETA!




Este podia muito bem ser o teor do apelo que poderíamos fazer aos 150 chefes de Estado e de Governo que a partir de hoje reúnem em Paris, na designada “Cimeira do Clima (COP 21).
Esta importante conferência, organizada pela ONU, tem por objectivo aprovar um acordo global capaz de limitar o aquecimento do planeta abaixo dos dois graus, até ao final do século. Tal como a comunidade científica tem vindo a alertar, caso este objectivo não for desde já perseguido, as consequências poderão ser dramáticas.
Chegar a um acordo global, não é tarefa fácil, uma vez que isto pressupõe obter o consenso de todos os 195 países que estão representados na COP21, sobretudo se tivermos em consideração as visões e objetivos económicos divergentes em causa. Sabe-se que países como Estados Unidos, India ou a China têm manifestado reservas à celebração de um Tratado que insira normas e metas que, em caso de incumprimento, fossem alvo de sanções.
Entretanto esta não poderá ser mais uma cimeira como muitas das anteriores, em que, para além da retórica e das boas intenções, nada de substantivo foi decidido.

Acompanhemos com atenção o que se vai passar neste fórum, fazendo votos que as lideranças do mundo não se esqueçam de que o planeta é de todos os que nele vivem. Por isso mesmo, cabe-lhes a grande responsabilidade de criarem as condições para a sua preservação, presente e futura.

Comentários

Mensagens populares