INFORMAÇÃO DE CRISE





Define-se “Informação” como “ o resultado da notícia, depois de devidamente processada e analisada”. Isto é, a “Informação” é a resultante final da pesquisa, estudo e interpretação das notícias, e contribui para aumentar o conhecimento sobre determinada matéria.
No meu ponto de vista, a principal vulnerabilidade do sistema de protecção civil do nosso país, está precisamente no défice de circulação de informação. Falta partilha de informação, tendo por base relatórios de ocorrências que motivaram intervenção dos agentes  (em especial dos corpos de bombeiros) em teatros de operações de grande dimensão, em Portugal ou noutros países. E a circulação desta informação é essencial, não apenas para aprofundamento de estratégias de organização e intervenção, como também para suporte do trabalho científico que urge desenvolver neste sistema.
Não resignado com esta lacuna tenho procurado reunir uma rede de fontes de informação, para suporte do trabalho que desenvolvo no Instituto Direito e Segurança da Nova Direito. É neste contexto que estou a desenvolver contactos para recolha de informações detalhadas sobre a operação de potecção civil desencadeada no passado fim de semana em Paris, na sequência dos atentados que atingiram a capital francesa.
Pelo que já apurei estamos na presença de uma operação de socorro com a dimensão e complexidade equivalente à efectuada em Madrid, na sequência do atentado de 11 de Março de 2004.
Felizmente, não temos experiência em Portugal de intervenções em operações desta natureza. Mas isso não significa que não devamos estudar em pormenor as operações que as circunstâncias obrigaram a que fossem desencadeadas noutros países, pois o risco existe, embora numa escala menor (até ver).
A “Informação” é a primeira das urgências. Assim sendo, ela deve ser incorporada no sistema de proteção civil, tendo em vista preparar os agentes para enfrentarem ameaças de novo tipo, muito mais complexas e devastadoras do que aquelas com que o nosso sistema tem lidado, com elevada taxa de sucesso.


Comentários

Mensagens populares