FOI HÁ 260 ANOS





Os registos históricos conhecidos relatam todos, genericamente, o cenário vivido na cidade de Lisboa naquela manhã de 1 de Novembro de 1755: eram nove e meia da manhã, na capital de um dos mais ricos impérios existentes no mundo. Uma grande parte da população da cidade acorrera às igrejas, para assinalar o Dia de Todos os Santos. A terra tremeu violentamente. Seguiu-se um maremoto. Uma onda gigante varreu as zonas ribeirinhas. Os incêndios deflagraram por toda a cidade. Cem mil pessoas perderam a vida (um terço do total da população à época). Cerca de 85 por centos dos edifícios ficaram destruídos. O caos instalou-se.  
O cenário decorrente do Terramoto que, hoje, os especialistas calculam ter atingido 8,7 a 9 da escala de Ricther, corresponde à mais trágica e devastadora catástrofe natural de que há testemunho histórico no nosso país.
Mais logo vou participar todo o dia na Conferência Internacional que a Câmara Municipal de Lisboa promove, subordinado ao tema “ O Terramoto de 1755- Lisboa Resiliente”. Trata-se de uma iniciativa de elevado conteúdo científico, no qual irão participar prestigiados especialistas nacionais e internacionais, neste domínio.

Dado que este é um tema que tem conquistado a minha atenção nos últimos tempos, estou particularmente entusiasmado em participar nesta iniciativa.

Comentários

Mensagens populares