ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL





Segundo dados divulgados pela Sociedade Portuguesa de AVC, em 2013 morreram no nosso país vítimas de AVC 12.273 pessoas. Entretanto na passada quarta-feira a OCDE divulgou um relatório designado “Health at a Glance”, no qual se refere que Portugal regista 88,1 óbitos por cada cem mil habitantes, quando no período de 1990 a 2013 foi de 330 óbitos por cem mil habitantes. Isto significa uma redução de 73% e 23 anos.
Evoluímos significativamente na redução da mortalidade por AVC. O relatório da OCDE sublinha a circunstância de Portugal ter conseguido” reduzir em dois terços a mortalidade” por AVC. Mas é preciso fazer mais. É necessário reforçar os recursos humanos e corrigir as assimetrias existentes no país, quanto às estruturas hospitalares de resposta às doenças cardiovasculares.

É preciso também desenvolver campanhas activas de sensibilização dos cidadãos, para a redução dos fatores de risco: eliminar o excesso de sal na alimentação, combater a obesidade e o sedentarismo, nomeadamente através da prática do exercício físico. Em resumo, viver uma vida mais saudável. 

Comentários

Mensagens populares