UMA SEMANA DECISIVA




Talvez não fosse expectável que a vida política do país, tão desinteressante e medíocre no período que antecedeu o passado dia 4 de Outubro, viesse a ganhar tanto interesse no período pós-eleições, com a baralhada dos resultados da referida consulta popular.
Na semana passada o país animou-se com a discussão à volta da constituição do próximo governo. Os comentadores, sempre tão seguros nos seus prognósticos e cenários, demonstraram uma natural desorientação. O quadro político do país tem novas variáveis e, a partir de agora, dificilmente será o mesmo, seja lá qual for o Governo que acabe por ser empossado.
Na semana que hoje começa a agenda é muito interessante. Em primeiro lugar na próxima quarta-feira será realizado o apuramento final dos votos dos círculos da Europa e Fora da Europa, sabendo-se então os resultados finais das últimas eleições legislativas. Hoje o PS reúne com o Bloco de Esquerda e com o PAN, e tem um encontro com o Presidente da República. Amanha o PS volta a reunir co o PSD e com o CDS, depois de terem realizado na passada semana uma primeira reunião “inconclusiva”. Na noite de terça-feira reúne a Comissão Politica do PS, onde se antevê que possa resultar a definição da orientação política final do partido para o processo de constituição do novo Governo.
Estes são alguns dos muitos condimentos que a actual situação política do país possui para interessar os portugueses.
Claro que há portugueses a quem nada disto interessa – nomeadamente os milhões que entendem que não têm nada a ver com a política e por isso não votam, limitando-se a lamuriar pelos cantos. Mas é indiscutível que vivemos um período importante da nossa vida colectiva.
 Estar atento ao que por estes dias vai acontecer, constitui um dever de todos os portugueses que se recusam ser um número no seu país. Quanto à apreciação qualitativa do epílogo do processo em curso – e que julgo ser capaz de antever – ficará para mais tarde.




Comentários

Mensagens populares