GENTE DECENTE




O professor de Ciência Politica e Sociologia da Universidade Autónoma de Madrid e de outras universidades, Juan Carlos Monedero, escreveu um interessante ensaio publicado em livro, intitulado “ Curso Urgente de Politica para Gente Decente”. Este académico, um dos fundadores do novo partido espanhol Podemos, revela as chaves para a compreensão dos modelos políticos e económicos que actualmente dominam a União Europeia.

Defensor da necessidade dos movimentos da sociedade civil ganharem consistência na sua intervenção, em alternativa aos partidos tradicionais, Juan Carlos Monedero numa recente entrevista concedida à Agência Lusa afirmou:

“As mudanças que não se operam no seio da sociedade civil não vão funcionar na sociedade política e, portanto, os movimentos, como em Portugal os que foram contra a troika, deviam ter evitado demasiada confrontação e deviam ter procurado construir alternativas. Foi por isso que os movimentos de contestação não funcionaram em Portugal”.

Para Monedero, os principais partidos portugueses enganaram os seus eleitores, como em toda a Europa, pois limitaram-se a ser gestores de um sistema democrático que se esvaziou. Por outro lado, muitas das forças políticas que tinham de apresentar alternativas cometeram erros, e inviabilizaram alternativas para construir uma maioria. 


Numa formulação incisiva e violenta, Monedero conclui no seu ensaio que “ Vivemos uma época em que as pessoas decentes andam perplexas e os canalhas engrandecidos”.
 

Comentários

Mensagens populares