FORMAÇÃO FINANCEIRA




Defendo há muitos anos que o nosso sistema de ensino deveria incluir nos conteúdos curriculares do básico e do secundário, formação específica que prepare os nossos jovens para a relação com os serviços públicos, instituições bancárias e outras entidades, indispensáveis ao quotidiano de todos nós.
 Infelizmente os responsáveis pelas políticas de educação do país, não têm considerado prioritária a formação para a cidadania, razão porque ainda não conceberam uma estratégia qualitativa para a persecução de tão relevante objectivo.
São muitos os jovens que, ao chegarem à idade adulta, não sabem como lidar com bancos, serviços tributários, autarquias e muitos outros, ficando dependentes dos seus pais para a realização de diligências necessárias às suas vidas e apo exercício pleno da cidadania.
Deste modo considero muito importante o lançamento do primeiro caderno de educação financeira dirigido aos alunos do primeiro ciclo, que ocorrerá amanhã, integrado nas comemorações do Dia Mundial da Poupança.

A edição deste livro resulta da parceria entre associações empresariais da área financeira e o Ministério da Educação e visa “disponibilizar aos professores materiais educativos em que se possam apoiar no dia a dia na escola”.

Comentários

Mensagens populares