UM PORTUGUÊS QUE ORGULHA PORTUGAL




Na passada segunda-feira, o Presidente da República, intervindo na Assembleia Geral das Nações Unidas, louvou a acção desenvolvida pelo Alto-Comissário para os Refugiados, o português António Guterres, destacando a forma como este, no exercício do seu cargo, tem projectado os valores humanistas consagrados na Carta das Nações Unidas.
Uma referência justa e adequada, tendo em consideração a forma elevada e competente, internacionalmente reconhecida, como este nosso compatriota tem desempenhado tão relevante função.
Recordo aqui o almoço que o então primeiro-ministro de Portugal, em vésperas de cessar funções, ofereceu à direcção da Liga dos Bombeiros Portugueses, a que eu presidia, em Janeiro de 2002. Na ocasião o engenheiro António Guterres, quando o questionei sobre o balanço que fazia da sua experiência como chefe do Governo de Portugal respondeu-me: “ Foi uma missão, desempenhada com total entrega. Por isso estou de consciência tranquila”.
É isto que penso do engenheiro António Guterres, um homem vocacionado para o desempenho de missões. A forma como tem exercício a exigente missão de Alto-Comissário da ONU para os Refugiados comprova esta particularidade da sua personalidade.

Tenho muita pena que ele não seja candidato à Presidência da República, nas eleições que vão ocorrer no próximo mês de Janeiro.  Porém estou certo de que este português, que justamente orgulha todos os portugueses, está reservado para o desempenho de outras missões, ao serviço da comunidade internacional. 

Comentários

Mensagens populares