MORTALIDADE INFANTIL DESCE EM PORTUGAL




Hoje não quero falar do que toda a gente vai falar, durante o dia. Ou seja, do debate televisivo de ontem à noite, entre os líderes do PSD e do PS, no âmbito da pré-campanha das eleições de 4 de Outubro próximo. Vi o debate e tenho opinião formada sobre ele. Logo decidirei se o que penso sobre o impropriamente designado “duelo”, merece a respectiva partilha com os leitores,
Prefiro destacar o relatório com o título em português “ Níveis e Tendências na Mortalidade Infantil 2015”, que também ontem a UNICEF divulgou.
Neste documento adianta-se um dado que nos deve orgulhar a todos. Portugal evoluiu nos últimos 25 anos de uma taxa de 15 crianças mortas antes dos cinco anos por mil habitantes para quatro crianças mortas.
Quer isto dizer que o nosso país reduziu em 76% a taxa de mortalidade infantil, apresentando actualmente o terceiro melhor indicador, neste domínio civilizacional, a par da França, Alemanha, Holanda ou Espanha. Este ranking é liderado pelo Luxemburgo, Islândia e Finlândia.
Segundo a UNICEF, “ apesar dos progressos globais terem sido substanciais, continua a registar-se por dia a morte de 16 000 crianças menores de cinco anos” e todo o mundo.

Relevo esta notícia aqui, porque ela é reveladora da evolução positiva que o nosso país registou nas últimas 3 décadas, em oposição às várias narrativas que, por estes dias, povoam o espaço mediático.

Comentários

Mensagens populares