FRANCISCO… OUTRA VEZ




Não quero voltar a afirmar a grande admiração que tenho pelo Papa Francisco. Hoje, quero apenas transcrever uma passagem da interessante entrevista que o Papa concedeu à Rádio Renascença.
A propósito da crise de refugiados que está a desenvolver-se na Europa, perante a manifesta incapacidade da UE para a enfrentar de forma eficaz e justa, Francisco sublinha: “ Estes refugiados fogem da guerra, da fome, mas essa é a ponta do icebergue. Por baixo está a causa, e a causa é um sistema socioeconómico mau e injusto. Temos de tratar as causas, onde há fome temos de criar fontes de trabalho, onde há guerra é preciso trabalhar pela paz. Hoje, o mundo está em guerra contra si mesmo, uma guerra em folhetim, aos pedaços, que está a destruir a Terra, a nossa casa comum.”
Esta abordagem não é feita por nenhum dirigente político mundial. Mas como poderia ser? Afinal eles são corresponsáveis pelo facto de 80% da riqueza mundial estar na mão de 17 % da população.
Dir-me-ão que, se assim é, este é o mundo onde teremos de viver e não outro. Pois, mas esse é o argumento de todos aqueles que não acreditam na viabilidade de um mundo melhor e mais justo. Eu acredito!
Mas para isso é preciso, nomeadamente, levar até às últimas consequências o que o actor George Clooney, promotor da campanha The Sentry, defendeu recentemente: “ A mudança real para a paz e os direitos humanos só chegará quando os que beneficiam da guerra pagarem um preço pelos danos que provocam”.  
É claro que tudo seria mais fácil, se o Direito Internacional não fosse a farsa que é!



Comentários

Mensagens populares