ESTE É O TEMPO …




“ O tempo é de despertar e reabilitar a cidadania, passar do amorfismo, que espera, aceita, não julga, não reivindica nem condena a política e os políticos, reabilitar a sociedade civil e as suas diversas organizações, para a participação sistemática, empenhada e responsável, que se informa e esclarece”.
O autor destas palavras é o General Ramalho Eanes e são parte da intervenção por ele proferida, na apresentação da candidatura do Professor António Sampaio da Nóvoa, a Presidente da República, que ocorreu no Porto no passado dia 15 de Julho.
Revejo-me integralmente nestas palavras. Vejo nelas uma linha orientadora para as minhas escolhas, nos próximos actos eleitorais (eleições para a Assembleia da República, em 4 de Outubro; eleição do Presidente da República, em Janeiro de 2016).
Recusemos a passividade telespectadora que se limita a consumir os debates dos líderes dos partidos políticos, comentadores e porta-vozes. Tomemos a palavra.
Recusemos a ditadura mediática em que vivemos, que nos manipula, condiciona e reduz à mera condição de eleitor ou abstencionista.
Discutamos entre nós, uns com os outros, com serenidade e sem crispações redutoras. Formemos o sentido de voto, informados, libertos de manipulações.
Pensemos pela nossa própria cabeça. Não nos demitamos, deixando campo aberto aos que falam em nosso nome, sem verdadeiramente nos ouvirem.





Comentários

Mensagens populares