OS DIAS QUE ABALAM A EUROPA




As notícias que nos chegam da Grécia ocupam por estes dias os espaços mediáticos, as conversas dos cidadãos comuns, nos cafés e nos transportes públicos.
As opiniões dividem-se, uns a favor, outros contra a Grécia, muitos sem saberem porquê. A verdade é que esta é uma semana de grande importância para a União Europeia e para a moeda única (Euro).
Os comentadores – com particular destaque para os especialistas em “economês” – desdobram-se em argumentos, com dramatismo e muita falácia à mistura. Muita propaganda, muita cegueira ideológica e muito desconhecimento da História, tanto antiga como recente.
Entretanto o referendo que o governo grego convocou para o próximo domingo, vai dar voz ao povo para ele escolher o caminho que quer seguir.
Muitos lembram os riscos que de novo ameaçam a Europa. Outros sentenciam o colapso da UE e do Euro.
Outros, ainda, acham que tudo acabará por se resolver nos próximos dias com um acordo, antes ou depois do referendo.
Vamos continuar a acompanhar as notícias que chegam de Atenas e Bruxelas, muitas vezes desconcertantes e contraditórias.
Que ninguém tenha dúvidas: a situação é séria, pelo que não devemos minimizá-la, pensando que ela apenas diz respeito aos gregos e que nós, portugueses, não temos nada a ver com as consequências da mesma.


  

Comentários

Mensagens populares