OS BONS HÁBITOS APRENDEM-SE




Cito frequentemente como exemplo, da importância da sensibilização e formação dos cidadãos para a alteração de comportamentos, a evolução do processo de reciclagem de resíduos domésticos no nosso país. E tenho feito esta citação, em especial aos meus alunos, para demonstrar que é possível aumentar o nível de autoprotecção e segurança dos cidadãos, através da adopção de adequadas estratégias de comunicação e formação, tendo por objectivo a criação de uma cultura de segurança.
De acordo com dados do estudo “ Hábitos e Atitudes face à Separação de Resíduos Domésticos 2015”, desenvolvido pela Intercampus para a Sociedade Ponto Verde, registou-se um aumento significativo (12%) na percentagem de cidadãos que fazem separação dos diversos tipos de resíduos domésticos, em comparação com o último estudo do género realizado em 2011. O estudo constata que sete em cada dez lares fazem diariamente a separação doméstica de embalagens para reciclagem.
Estes resultados positivos são sobretudo resultante de um conjunto de acções concretizadas em todo o país. A última, realizada ao longo do último ano e meio, pôs no terreno a equipa “Missão Reciclar” que bateu à porta de 1,6 milhões de portugueses, tendo distribuído cerca de 300 mil sacos reutilizáveis para separação de resíduos.
Em resumo: os bons hábitos e atitudes ensinam-se e aprendem-se. É apenas necessário utilizar os instrumentos necessários para tornar eficaz o processo de sensibilização e aprendizagem.


Comentários

Mensagens populares