A SUPERIORIDADE DA DEMOCRACIA




O povo grego falou: mais de 61% dos 8 milhões de votantes do referendo de ontem apoiaram a posição do seu Governo, face às ameaças que as instituições europeias formularam durante a última semana. A forma expressiva como os gregos responderam à chamada, seja qual for a posição que tenhamos sobre a estratégia negocial adoptada pelos senhores Tsipras e Varoufakis, demonstra a superioridade da Democracia.
Os comentadores estão desorientados – como é doloroso ver pessoas inteligentes, como Marcelo Rebelo de Sousa, fazerem verdadeiras piruetas de narrativas. Os políticos, europeus e portugueses que apostaram no esmagamento do povo grego, estão desiludidos. Os donos desta Europa digerem o fracasso das suas manobras contra o Governo da Grécia, agora democraticamente reforçado. Os técnicos das Sondagens encomendadas coram de vergonha.
É evidente que há um longo caminho a percorrer por todos, nomeadamente pelo Governo grego. Mas espera-se um acordo honroso para todas as partes. E como em política o que parece é, o referido acordo, por mais difícil que pareça, vai acabar por se concretizar.

Entretanto há para já um vencedor, pela lição de dignidade, orgulho e coragem que deu a todos os povos da Europa: inequivocamente o povo grego! 

Comentários

Mensagens populares