TORTUREM OS NÚMEROS





"A estatística é essencialmente a arte de contar, sendo que esta é uma tarefa bem mais difícil, e de resultados incertos, do que à primeira vista pode parecer.
A estatística é um instrumento de progresso social, e ao mesmo tempo de denúncia do seu mau uso e interpretação nociva, não se coibindo de repor a verdade, em muitos casos recentemente divulgados pelos media nacionais.
A estatística não é, nem pode ser colocada ao serviço da publicidade, seja esta de empresas, estados ou ideologias.”
Retirei esta passagem do ensaio “ Torturem os números que eles confessam. Sobre o mau uso e abuso das Estatísticas em Portugal” da autoria de Pedro Nogueira Ramos e editado pelo Centro de Estudos Sociais de Coimbra e pela Almedina.   
Na verdade as estatísticas são utilizadas no nosso país, tanto pelo Governo como pela oposição, como instrumento de propaganda, sem a mínima preocupação de descodificação das interpretações veiculadas pela leitura dos dados. O que se compreende, pois ao utilizar-se a informação estatística para produção de mensagens de oportunidade politica, apenas se visa a sua utilização imediata, em vez de utilizá-la para sustentar análises mais contextualizadas e, por consequência, mais rigorosas.
Conforme diz o autor do ensaio que citei, “torturem os números”, o mesmo é dizer aprofundem-nos com base cientifica e logo verão como “eles confessam” a realidade que os seus expeditos manipuladores pretendem esconder.    


Comentários

Mensagens populares