“FAÇAM O FAVOR DE SER FELIZES”




Já afirmei várias vezes que sou espectador assíduo do programa de debate “Prós e Contras”, transmitido na RTP1, à segunda- feira.
Ontem, partindo da pergunta “O que nos faz felizes?”, o programa conduzido pela jornalista Fátima Campos Ferreira equacionou as várias dimensões da resposta a esta questão intemporal.
Futebol, Sexo, Religião, Solidariedade e Humor, mas também a Família, a Profissão e a Cidadania, tudo isto são formas diversificadas de felicidade, sentida e vivida em contextos e tempos diversos das nossas vidas. 
À medida que o programa avançava dei comigo a identificar momentos, tempos e lugares em que me senti muito feliz. Recordei então o nascimento dos meus dois filhos e, mais recentemente, o meu segundo casamento; os mandatos em que exerci as funções de autarca, militante político, dirigente cooperativo, dirigente de uma associação de bombeiros e da Liga dos Bombeiros Portugueses; as funções profissionais que exerci no processo de construção de Timor-Leste como país; as funções de gestão profissional, desempenhadas no processo de organização e estruturação da Escola Nacional de Bombeiros; as funções de gestão profissional que exerci no processo de criação e desenvolvimento de uma empresa de sucesso, que continua a crescer; a relação com os meus alunos. Estes são grandes momentos da história da minha vida dos últimos 40 anos, factos que me fizeram (e fazem) feliz, porque com eles concretizei sonhos, realizei objectivos de dimensão social e económica, assumi compromissos e realizei trabalho, sério e profícuo.
À pergunta do programa responderia então deste modo. O que me faz feliz é agir em consciência, focado sempre em interesses maiores, com espírito de missão, muito trabalho, honestidade de processos e responsabilidade na decisão.
Raul Solnado, numa das suas célebres rábulas, incitava-nos: “façam o favor de ser felizes!”
Sim, eu fui, sou e serei sempre assim… Feliz!

   

Comentários

Mensagens populares