DIA DE PORTUGAL





Num ensaio intitulado “ Portugal, Portugueses: Uma identidade Nacional”, de José Manuel Sobral, editado pela Fundação Francisco Manuel de Melo,  o autor defende o seguinte:
“ Portugal é uma nação. A sociedade portuguesa, como qualquer outra, é uma sociedade profundamente dividida pelas linhas de classe, mas também pelas de género, associadas a assimetrias de poder. Também está estruturada por outros factores de diferenciação, como os relativos à crença religiosa, aos valores geracionais, às clivagens políticas, em alguns casos às identificações regionais. Ser português é reconhecer-se como parte de um colectivo que não se sobrepõe, antes coexiste, com todas essas diferenças e conflitos que lhes são inerentes.
Uma nação é um produto de processos situados no tempo e no espaço. Por isso, o modo mais adequado para a abordar reside no exame histórico desses processos. Trata-se, por outras palavras, de analisar como emergiram, se desenvolveram e se reproduzem as identidades a que chamamos Portugal e portugueses”.
Hoje 10 de Junho celebramos o Dia de Portugal. Associo-me à comemoração deste dia – que é muito mais do que um feriado nacional – concluindo a leitura do livro que citei e, com ele, reflectindo nesta questão essencial: o que é hoje ser português, em Portugal, na Europa e no mundo?
Se chegar a uma conclusão sustentada, partilho-a com os meus leitores.
  

Comentários

Mensagens populares