APRENDER BRINCANDO
As construções de Lego constituem
um elemento que povoa a memória da infância de várias gerações. O conjunto de
peças coloridas que encaixam umas nas outras desafia a imaginação e a
criatividade das crianças, desde tenra idade. São por isso instrumentos de
grande valor pedagógico.
Reconhecendo isto, a universidade
inglesa de Cambridge decidiu abrir uma vaga de “ professor de Lego”, para
dirigir o Centro de Investigação Brincar na Educação, Desenvolvimento e
Aprendizagem, estrutura académica na qual a Fundação Logo investirá cinco
milhões de euros, nos próximos três anos. Este centro irá investigar a função
do jogo na educação, desenvolvimento e aprendizagem, principalmente na primeira
infância.
No momento em que alguns defendem
a necessidade de massacrar os currículos escolares com mais matéria e exames,
esta iniciativa alerta-nos para a importância do brincar na formação das
crianças.
Em declarações ao Diário de
Noticias José Morgado, docente do Departamento de Psicologia de Educação do
ISPA, afirma: “ Hoje queremos que as crianças aprendam muita coisa desde muito
cedo, mas temos de ter consciência de que ao brincar estão a desenvolver
competências, a aprender”.
Um convite à reflexão de
educadores e decisores políticos, enquanto responsáveis pelo futuro das nossas
crianças.
Comentários
Enviar um comentário