APRENDER BRINCANDO




As construções de Lego constituem um elemento que povoa a memória da infância de várias gerações. O conjunto de peças coloridas que encaixam umas nas outras desafia a imaginação e a criatividade das crianças, desde tenra idade. São por isso instrumentos de grande valor pedagógico.
Reconhecendo isto, a universidade inglesa de Cambridge decidiu abrir uma vaga de “ professor de Lego”, para dirigir o Centro de Investigação Brincar na Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem, estrutura académica na qual a Fundação Logo investirá cinco milhões de euros, nos próximos três anos. Este centro irá investigar a função do jogo na educação, desenvolvimento e aprendizagem, principalmente na primeira infância.
No momento em que alguns defendem a necessidade de massacrar os currículos escolares com mais matéria e exames, esta iniciativa alerta-nos para a importância do brincar na formação das crianças.
Em declarações ao Diário de Noticias José Morgado, docente do Departamento de Psicologia de Educação do ISPA, afirma: “ Hoje queremos que as crianças aprendam muita coisa desde muito cedo, mas temos de ter consciência de que ao brincar estão a desenvolver competências, a aprender”.
Um convite à reflexão de educadores e decisores políticos, enquanto responsáveis pelo futuro das nossas crianças.


Comentários

Mensagens populares