OPERAÇÃO FÁTIMA 2015




Uma das principais operações accionadas pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) é a designada “Operação Fátima”. Anualmente, a propósito das comemorações do 13 de Maio, é organizado um importante dispositivo, envolvendo um diversificado conjunto de meios e de entidades.
 Este ano o total de elementos integrados no dispositivo foram 296, envolvendo 13 entidades, nomeadamente corpos de bombeiros do distrito de Santarém, Serviço Municipal de Protecção Civil de Ourém, Força Especial de Bombeiros (FEB) da ANPC, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) e o Corpo Nacional de Escutas (CNE).
Trata-se efectivamente de uma operação de protecção civil, alicerçada num criterioso planeamento e na experiência acumulada de vários anos.
O Secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida, em declarações à comunicação social reconheceu o mérito desta operação. Embalado pelo entusiasmo afirmou que fica demonstrado que o nosso sistema de protecção civil está preparado para enfrentar qualquer tipo de ocorrência, do tipo das que se têm registado noutras latitudes.
Esta é uma afirmação perigosa que deveria ter sido mais ponderada. É que tal demonstração está por fazer e oxalá que nunca seja necessário demonstrar. Pela minha parte tenho dúvidas. Por razões objectivas que estou pronto a discutir.

Comentários

Mensagens populares