FÓRUM EUROPEU DE PROTECÇÃO CIVIL





Nos passados dias 6 e 7 de Maio reuniu, em Bruxelas, a quinta edição do Fórum Europeu de Protecção Civil, com a presença de responsáveis políticos e técnicos dos 28 países da União Europeia (EU) e representantes das instituições comunitárias. Este fórum, organizado pela Comissão Europeia de Ajuda Humanitária reúne de dois e dois anos e representa o maior evento no domínio da cooperação europeia, na área da protecção civil.
Foi feito um balanço actualizado da actividade dos Estados Membros, no âmbito da gestão de risco de desastres e foram partilhadas experiências e boas práticas, implementadas em vários países da União.
Nesta ocasião soube-se que o novo Quadro Comunitário 2014-2020 contempla 7 mil milhões de euros que a Europa vai dispor nos próximos 5 anos. A Portugal caberá 433 milhões, destinados a dois eixos: Adaptação às alterações climáticas e à Prevenção e Gestão de Riscos.
O reforço da cooperação entre entidades públicas e privadas, em matéria de Protecção Civil; a necessidade de actualização de dados estatísticos, através do envolvimento das Universidades e a divulgação e conhecimento dos mesmos; a abertura dos adequados canais de comunicação e a seriedade na discussão das vulnerabilidades e na definição de prioridades foram alguns dos elementos considerados essenciais, para o desenvolvimento de estratégias de parceria eficazes, capazes de potenciar os recursos financeiros afectos aos domínios referidos anteriormente.
Como o secretismo continua a ser uma triste característica da política de protecção civil no nosso país, resta saber qual a estratégia que as autoridades portuguesas querem adoptar para aproveitar esta oportunidade de financiamento.




Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares