CUIDAR DO CORAÇÃO





Subordinado ao lema “Maio mês do coração”, está em curso a habitual campanha anual da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), co o objectivo de alertar a população para a problemática das doenças cardiovasculares.
A relevância das doenças cardiovasculares é enorme, se tivermos em conta que, de acordo com dados divulgados pela FPC, “ em Portugal, só no último ano, de um total de 105.000 óbitos, ocorreram cerca de 35.000 mortes devido a este tipo de doenças”.
Este ano a FPC dedica particular atenção ao exercício físico, considerando que os portugueses são o povo da União Europeia que menos actividade física pratica, conforme se comprova em todos os inquéritos.
Num depoimento publicado na Revista da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, o médico John Blundell, da Universidade de Leeds, na Inglaterra, estiula a prática moderada de actividade física. De uma forma sintética ele recomenda:
“ Pode começar por fazer 18 minutos de marcha (aprox.1,5km) e, gradualmente progredir até aos 54 minutos (cerca de 5km por dia). Não é necessário fazer tudo numa única sessão de exercício; reparta o tempo por vários períodos mais curtos ao longo do dia.”

Cá por mim não sendo fã dos ginásios, prefiro a prática de exercício físico ao ar livre. Daqui a uns dias vou fazer caminhada. Quando estiver totalmente recuperado da cirurgia, a corrida espera-me. O meu coração agradece!  

Comentários

Mensagens populares