BALANÇO DA SEMANA




Relativamente à semana de 4 a 10 de Maio de 2015:


NOTA MÁXIMA




Lourenço dos Santos e Pedro Queirós são dois jovens portugueses que estavam em Catmandu, no Nepal, para percorrerem alguns trilhos dos Himalaias. Foram surpreendidos pelo terramoto que, no passado dia 25 de Abril, devastou aquele país e chegaram a ter a viagem marcada para regressar a Portugal, quatro dias depois. Porém perante a dimensão da tragédia que viveram, decidiram ficar. Para ajudar os sobreviventes lançaram uma campanha no Facebook designada “Nós também somos Nepal”.
Esta semana soube-se que já angariaram fundos, com os quais compraram centenas de tendas e comida, prevendo-se que, com a sua iniciativa, tenham ajudado 10 mil nepaleses.
“ Aqui sentimos que estamos a fazer a diferença. Não podemos ficar indiferentes às pessoas que precisam de ajuda para sobreviver”, justificam.
Estes dois jovens que trocaram as férias pela ajuda humanitária são exemplo do melhor que temos e somos e merecem uma “Nota Máxima”.



ABAIXO DE ZERO






“Onde para a inteligência do Estado? Onde estão os gabinetes de estudo, planeamento e prospetiva idênticos àquele que Félix Ribeiro liderou durante anos e que produziu alguns dos mais notáveis e estimulantes trabalhos sobre o futuro do país? Quem faz a gestão estratégica das participações do Estado depois da decisão politica de extinguir o IPE? Onde estão os laboratórios e departamentos do Estado ligados às engenharias, à floresta e ao desenvolvimento agrícola, marítimo, industrial e cultural? A resposta é: não estão, não há, não se faz.”

Esta transcrição é parte do texto da autoria do jornalista Nicolau Santos que foi publicado na edição do Expresso, do passado fim de semana.
Identifico-me com as perguntas e com a resposta dada às mesmas. Por isso coloco o Estado que temos (e a que chegamos), “Abaixo de Zero”.

Comentários

Mensagens populares