SEGURANÇA NO SOCIAL




Há cerca de duas semanas fui convidado para fazer uma palestra, tendo como destinatários dirigentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), subordinada à temática da Segurança nos equipamentos das referidas instituições.
Em coerência com a visão que tenho da problemática da Segurança, entendendo-a de forma integrada nas dimensões security e safety, abordei o tema procurando sensibilizar os responsáveis das IPSS para a necessidade de assumirem a Segurança como desígnio de gestão, tão importante como o controle de tesouraria.
Vi claramente em alguns rostos o espelho da perplexidade, por esta minha tese. Mas à medida que fui avançando, na demonstração dos custos humanos e materiais da exposição descontrolada ao risco, fui sentindo uma crescente adesão à mensagem.
Terminada a palestra conclui com satisfação haver condições para o desenvolvimento do projecto que designei como “Mais Segurança/Mais Pessoa”.
Defini como objectivos para esta missão:

» Sensibilizar a comunidade institucional (dirigentes,trabalhadores e utentes);
» Identificar riscos;
» Promover hábitos de Segurança e desenvolver competências; 
» Promover comportamentos adequados em emergências;
» Promover a elaboração participada de Planos de Prevenção e Segurança.

Para concretizar este projecto vou naturalmente juntar parceiros e competências, que estejam dispostos a colaborar nesta missão de serviço público, para a qual fui desafiado.
Contribuir para a criação de uma cultura de segurança na sociedade portuguesa é uma missão que hoje mobiliza uma boa parte do meu tempo.




  

Comentários

Mensagens populares