O MONSTRO E O INOCENTE




A notícia é brutal. Ultrapassa em monstruosidade os crimes que todos os dias enchem as páginas de jornais e os noticiários de rádios e televisões. Apesar de ser alérgico ao espectáculo do crime que vários meios de comunicação social exploram até à exaustão, desta vez a notícia é mesmo notícia, pelas piores razões.
Um homem matou o próprio filho, com apenas seis meses de idade, com uma facada no peito, na sua casa, nos arredores de Lisboa. Antes avisou a mãe da criança, sua companheira, do crime que ia cometer e depois voltou a ligar-lhe para confirmar que o tinha feito. Abandonou a criança, saiu de casa e foi ao café em frente de casa e bebeu um cálice de vinho do Porto. De seguida foi preso pela polícia, entretanto avisada pela mãe do menino.
Quando a notícia me chegou pensei: “este tipo merecia a pena de morte!”. Refeito da emoção, arrependi-me de tal pensamento, pois a abolição da pena de morte no nosso país, em 1867, foi uma conquista civilizacional, de que nos devemos orgulhar. Mas este monstro merece ser severamente castigado pela justiça. E não se arranjem desculpas com a sua eventual insanidade mental, da qual ninguém – vizinhos e a companheira – alguma vez tivera qualquer sinal.
Sim, o nosso cérebro é um terreno inexpugnável, onde se pode gerar o pior e o melhor do ser humano.
Mas as vitimas, não podem deixar de ser tidas devidamente em conta, na hora da justiça agir.
Espero que seja aplicado a este monstro o máximo de anos de prisão que o ordenamento jurídico português permite.


Comentários

Mensagens populares