DESAFIO DAS COMPETÊNCIAS




“As competências transformaram-se na força motriz fundamental para o sucesso económico e para o bem-estar individual no século XXI. Sem investimento adequado nas competências, as pessoas permanecem à margem da sociedade, o progresso tecnológico não se traduz em crescimento e os países deixam de poder competir nas economias que se baseiam cada vez mais no conhecimento”.
Este é o primeiro parágrafo do relatório de diagnóstico “Estratégia de Competências para Portugal”, divulgado em Lisboa, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Este interessante documento, cuja versão integral tive oportunidade de analisar, apresenta o diagnóstico de desafios que o nosso país enfrenta em matéria de competências, bem como propõe um conjunto de medidas para reforçar o desenvolvimento, activação e utilização daquelas.
Todos os desafios identificados possuem uma perspectiva integrada e exigem um horizonte temporal de execução de médio prazo.
No domínio do “Desenvolvimento das competências relevantes”, o documento aponta as seguintes medidas prioritárias:
1. Melhoria da qualidade e da equidade na educação;
2. Reforço da resposta da educação e formação profissional         (EFP) às exigências do mercado de trabalho;
3. Centralização da educação de adultos e da aprendizagem ao longo da vida nos cidadãos pouco qualificados.
O relatório sublinha que “em Portugal, 62% de pessoas entre os 25 e os 64 anos não concluíram o ensino secundário”, pelo que dá um particular enfoque na necessidade de aumentar a oferta e qualidade da educação de adultos.
Resta agora esperar que este relatório da OCDE possa ser devidamente reflectido e não se fique pela função propagandista que na sessão de apresentação, da passada quarta-feira, o Governo lhe quis conferir.


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