DESAFIO DAS COMPETÊNCIAS
“As competências transformaram-se
na força motriz fundamental para o sucesso económico e para o bem-estar
individual no século XXI. Sem investimento adequado nas competências, as
pessoas permanecem à margem da sociedade, o progresso tecnológico não se traduz
em crescimento e os países deixam de poder competir nas economias que se
baseiam cada vez mais no conhecimento”.
Este é o primeiro parágrafo do
relatório de diagnóstico “Estratégia de Competências para Portugal”, divulgado
em Lisboa, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico
(OCDE).
Este interessante documento, cuja
versão integral tive oportunidade de analisar, apresenta o diagnóstico de
desafios que o nosso país enfrenta em matéria de competências, bem como propõe um conjunto de medidas para reforçar o desenvolvimento, activação e utilização daquelas.
Todos os desafios identificados
possuem uma perspectiva integrada e exigem um horizonte temporal de execução de
médio prazo.
No domínio do “Desenvolvimento
das competências relevantes”, o documento aponta as seguintes medidas
prioritárias:
1. Melhoria da qualidade e da equidade na educação;
2. Reforço da resposta da educação e formação
profissional (EFP) às exigências do mercado de trabalho;
3. Centralização da educação de adultos e da
aprendizagem ao longo da vida nos cidadãos pouco qualificados.
O relatório sublinha que “em
Portugal, 62% de pessoas entre os 25 e os 64 anos não concluíram o ensino
secundário”, pelo que dá um particular enfoque na necessidade de aumentar a oferta
e qualidade da educação de adultos.
Resta agora esperar que este
relatório da OCDE possa ser devidamente reflectido e não se fique pela função propagandista
que na sessão de apresentação, da passada quarta-feira, o Governo lhe quis
conferir.
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