CENTRO DE SABERES




Faz hoje precisamente 5 anos que um grupo de nove cidadãos reuniu pela primeira vez, nas instalações do Centro Municipal de Protecção Civil de Mafra, tendo por objectivo dinamizar a criação de uma estrutura associativa de intervenção cívica, no domínio da protecção civil e do ambiente. Nessa manhã de 17 de Abril de 2010 começou a ganhar forma a ideia, inicialmente designada como Observatório de Protecção Civil, mas mais tarde legalizada como associação privada sem fins lucrativos, com a designação de Centro de Estudos e Intervenção em Protecção Civil (CEIPC).
Assim nasceu o CEIPC, tendo por objectivo estatutário “a produção e divulgação de informação, bem como a realização de estudos e trabalhos de investigação que contribuam para a construção de uma cidadania responsável e interventiva, no âmbito da Protecção Civil”.
Tal como o definiu o primeiro Presidente da Assembleia Geral e um dos associados fundadores – nos quais me incluo – no acto de posse dos primeiros órgãos sociais eleitos, realizado na Ordem dos Engenheiros, em 12 de Maio de 2011, “ pretende-se que o CEIPC seja um autentico Centro de Saberes”.
Sem apoios de ninguém, mantendo o rigoroso estatuto de associação independente, no ponto de vista económico e politico-partidário, não tem sido fácil a vida do CEIPC. Nesta estrutura não há remunerações nem despesas pagas, sendo a sua actividade totalmente financiada pela quotização dos associados e pela militância voluntária do Conselho Directivo a que honrosamente presido.
Logo à noite vamos comemorar os 5 anos desta associação. Reuniremos em Mafra os associados que puderem estar presentes, nomeadamente uma parte dos fundadores, tendo por anfitrião o associado número 1, Hélder Silva – actual Presidente da Câmara Municipal de Mafra.
No novo ciclo da vida do CEIPC que pretendemos iniciar, apesar das dificuldades e obstáculos com que continuaremos a confrontar-nos – a independência tem um preço a pagar – estamos certos de que conseguiremos dar consequência prática aos fins fundacionais desta associação.     


Comentários

Mensagens populares