BALANÇO DA SEMANA





Relativamente à semana de 29 de Março a 5 de Abril:

NOTA MÁXIMA

Na semana pascal, atribuo nota máxima à personalidade que considero hoje como uma referência moral para a minha consciência de católico, por formação: o Papa Francisco.
Numa reportagem da autoria da jornalista Rosa Pedroso Lima e publicada na edição do passado sábado no Expresso, documenta-se de forma brilhante a forma como o Papa Francisco está a concretizar uma verdadeira revolução que virou o Vaticano do avesso e atraiu pelo seu exemplo milhões de católicos, nos quais me incluo, que andavam há décadas afastados da milenar igreja.
Pego na reportagem do Expresso e transcrevo uma passagem que caracteriza bem a personalidade deste Papa que afrontou a ostentação quase pornográfica da Cúria:
“A sua simplicidade extrema, a recusa de todos os luxos e honras fez mossa em alguns cardeais, habituados há décadas a viver como autênticos príncipes da Renascença. Francisco recusou os aposentos papais do palácio apostólico por serem demasiado grandes e nele caberem ‘várias famílias’. Usa o carro mais simples da frota do Vaticano. Janta na Casa de Santa Marta, onde faz questão de se servir do buffet destinado a todos os funcionários. Mais ainda, impôs que ninguém se levantasse quando chega ou quando se levanta para recolher alimentos.”   

ABAIXO DE ZERO

A taxa real de desemprego no país poderá ascender a 22%, tendo em conta as várias formas de desemprego, o subemprego e novos emigrantes. Esta estimativa é avançada por vários economistas e contraria a informação oficial veiculada esta semana pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) que fixou em 13,9% a taxa actualizada de desempregados no país.
Assim, somando os 726 mil desempregados oficiais (INE) aos 545,6 mil desempregados ocultos temos mais de 1 milhão de portugueses desempregados.
Um número dramático que contraria toda a demagogia propagandista que neste tempo de pré-campanha eleitoral começa a violentar a nossa inteligência.
Como pensam as forças politicas (todas) combater este flagelo? Até agora nenhuma delas respondeu de forma credível a esta pergunta. Por isso nesta matéria coloco-as todas, simpatias à parte, abaixo de zero.   

Comentários

Mensagens populares