BALANÇO DA SEMANA


Relativamente à semana de 6 a 12 de Abril:


NOTA MÁXIMA





Esta semana a minha nota máxima vai para a Guarda Nacional Republicana (GNR) que vai colocar militares no terreno, até ao final deste mês, para actualizar os dados relativos aos idosos que vivem sozinhos ou isolados em todo o país, no âmbito da designada Operação Censos Sénior.
Nesta operação os militares realizam também acções de sensibilização para que a população idosa adopte comportamentos de segurança que reduzam o risco de se tornarem vítimas de crime.
Na edição do ano passado desta operação, a GNR sinalizou mais de 28 mil idosos em situação de isolamento.
Esta missão de inquestionável serviço público ajuda a caracterizar territorialmente a dimensão e gravidade do abandono dos idosos, um pouco por todo o país.


ABAIXO DE ZERO





Na semana que passou foi entregue no Tribunal Constitucional o processo para a oficialização da criação de mais um Partido Politico. Trata-se do designado Partido Unido dos Reformados e Pensionistas (PURP). Segundo os promotores o objectivo é concorrerem às próximas eleições legislativas para defenderem os interesses dos reformados e pensionistas.
Não está em causa a liberdade de qualquer grupo de cidadãos reunir as assinaturas legalmente estabelecidas e criarem um partido político. O que parece absurdo é que se criem partidos para dar voz a sectores da sociedade, corporações ou grupos de interesses, por mais respeitáveis que sejam.
Tem razão o professor Sampaio da Nóvoa quando diz que “com políticos antigos não haverá politicas novas” porque “ ficará tudo enredado a calculismos, golpes, hesitações, sem elevação e sem futuro”.
Mas para criar políticos novos não são precisos novos partidos. É preciso apenas que os existentes se regenerem ideológica e humanamente.
Por isso esta semana o meu “abaixo de zero” vai para este PURP.


       

Comentários

Mensagens populares