BALANÇO DA SEMANA



Relativamente à semana de 13 a 19 de Abril:


NOTA MÁXIMA




Nota máxima para o percurso de vida, cívica e académica, do Professor Doutor José Mariano Gago, falecido na passada sexta-feira, com 66 anos de idade. Este físico de partículas tem lugar assegurado na História da última década do século vinte e da primeira do século vinte e um, com a consensual classificação como o “pai da ciência” em Portugal. Construiu uma política sectorial consistente, como ministro que mais tempo exerceu funções governativas após o 25 de Abril de 1974, da qual resultou o desenvolvimento do país no domínio da Sociedade do Conhecimento e da democratização da Ciência.
Mariano Gago fez política de forma diferente, com dimensão ética e inteligência. Quase todos reconheceram isto na hora da despedida. Os que o ignoraram ou procuraram minimizar a sua obra, por sectarismo político ou por pequenez intelectual, são irrelevantes, razão porque nem merecem ser colocados abaixo de zero.        


ABAIXO DE ZERO




O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil decidiu decretar uma greve de 10 dias na TAP. Esta greve abutre tem como motivação a exigência da participação dos pilotos de 10 a 20% no capital da empresa que vier a resultar da privatização da TAP.
Começo por me declarar como inquestionável defensor do direito à greve e opositor da privatização da TAP, enquanto empresa de bandeira do transporte aéreo em Portugal.
Porém classifico a greve decretada pelo Sindicato dos Pilotos como uma iniciativa criminosa e oportunista. Uma greve da qual pode resultar um prejuízo de 70 milhões de euros para uma empresa com mil milhões de euros de prejuízos, pelas razões evocadas pelo referido sindicato é o maior ataque feito ao sindicalismo português em 40 anos de democracia. Com sindicalistas assim o patronato sem escrúpulos tem a vida facilitada.
  

        

Comentários

Mensagens populares