SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE




O Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa elaborou um estudo tendo por base um inquérito, com o objectivo de avaliar a percepção dos utilizadores do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no que se refere ao desempenho e eficácia do mesmo, centrando-se em quatro dimensões: Qualidade, Custo de Utilização, Desempenho e Eficácia.
O questionário que serviu de base ao estudo envolveu 558 indivíduos acima dos 18 anos residentes em Portugal, entrevistados aleatoriamente via telefone.
A conclusão genérica do estudo revela-nos que o SNS continua a merecer a confiança dos cidadãos, apesar dos cortes a que foi sujeito nos últimos anos, dando razão à consensual constatação de que o referido sistema é a maior conquista da democracia portuguesa.
Quanto às concussões específicas, estas são igualmente expressivas.
Relativamente à Qualidade numa escala de 1 a 10, os utentes atribuem a classificação de 7,3.
Sobre o Desempenho os utentes atribuem uma classificação de 7,6 de satisfação e 8 no domínio da confiança no sistema. Os piores desempenhos identificados pelos utentes referem-se às urgências hospitalares.

Sobre as taxas moderadoras 30% dos inquiridos consideram adequadas. Mas nos 70% que estão contra o valor das mesmas, 10% alega que deixou de recorrer a uma consulta de clinica geral/médico de família por razões relacionadas com o preço e 16% deixaram de comprar medicamentos prescritos por médicos devido ai seu custo.

Comentários

  1. Estes inquéritos são como as sondagens. Valem o que valem. Se os inquéritos fossem feitos à boca das urgências hospitalares a familiares de doentes internados dias e dias em corredores apertados, sem condições para os doentes e para os profissionais da saúde, possivelmente as respostas e as conclusões seriam bem diferentes, para pior. Até porque, é mais que evidente, que o SNS se tem vindo a degradar a olhos vistos nos últimos tempos. Hoje a manchete de um jornal dava a entender que as cirurgias podem, a breve prazo, ficarem comprometidas por falta de anestesistas que têm estado a sair para os privados. Que dizer mais? Infelizmente o SNS está a degradar-se cada vez mais possivelmente devido a objectivos delineados.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares