ESTRATÉGIA DOS PEQUENOS PASSOS





“ Nunca olho para as massas como sendo da minha responsabilidade. Olho para o individuo, pois só posso amar uma pessoa de cada vez, apenas uma. Comecei por escolher uma pessoa. Se não tivesse escolhido essa primeira pessoa, talvez não tivesse escolhido 42 mil. Em termos gerais, o meu trabalho foi apenas uma gota no oceano. Contudo se não tivesse deitado a gota, o oceano teria ficado uma gota mais pobre”. Esta afirmação da missionária católica albanesa e Prémio Nobel da Paz, Madre Teresa de Calcutá, consubstancia a ideia de que ninguém consegue alcançar alguma coisa a não ser em pequenos passos, um após outro.
Quem não vive em frenesim, quem constrói a sua vida por objetivos, quem não vive cada dia como se fosse o último, quem sabe para onde e quando ir, quem interpreta cada etapa como um processo de aprendizagem permanente – no qual se enquadram erros e sucessos, mas jamais omissões – sabe que devagar se vai ao longe.
Olho à minha volta e todos os dias vejo gente que ambiciona tudo e o seu contrário, ao mesmo tempo. Gente infeliz, insatisfeita e materialmente insaciável, incapaz de resolver o problema maior das suas vidas, ou seja elas próprias.    
Diz-me a experiência que devemos ser ambiciosos, devemos traçar sempre objetivos difíceis para sermos capazes de nos superarmos. Mas devemos ter presente que é preciso dar tempo ao tempo, que é preciso afirmarmo-nos pelo mérito que temos – e que, quando o temos, ele acaba sempre por ser reconhecido, embora nem sempre da melhor maneira – que a vida é um edifício em construção permanente, tornado resistente através do betão do nosso trabalho e do colorido dos nossos sonhos.

Tudo o resto faz parte da espuma dos dias, passa na marcha do tempo e não deixa rasto. Passo a passo, com a inquietude dos sábios e a serenidade dos místicos, a vida espera-nos a cada esquina. Não a devemos fazer esperar!  

Comentários

Mensagens populares