VELHOS PROBLEMAS + NOVOS PROBLEMAS




Nos últimos dois meses tem-se registado o agravamento da situação nos Centros de Saúde e nas Urgências hospitalares, um pouco por todo o país. Pode mesmo dizer-se que em alguns casos o caos esteve (e continua) instalado no Serviço Nacional de Saúde.
O diagnóstico está feito. A política de austeridade forçou a uma redução drástica de recursos humanos, com médicos e enfermeiros a sair do país ou a trocarem o público pelo privado. Camas hospitalares ocupadas por idosos a aguardar vaga na rede de cuidados continuados. Falta de medicamentos, com pessoas a morrer por essa razão. Estes são apenas alguns dos males de que padece o SNS, tal como hoje funciona.
Porém e para além das inquestionáveis responsabilidades do actual governo na degradação da situação, é justo reconhecer que o SNS tem problemas associados que já vêm de trás. Apesar de ser um critico do governo de Pedro Passos Coelho, acho que é de elementar honestidade intelectual identificar velhos problemas, para além dos novos problemas que lhe foram associados.
Desde há já alguns anos que se retarda um investimento sério e empenhado nos Cuidados de Saúde Primários. Daí o sistema estar cada vez mais “urgentocentrico”, como oportunamente alguém o classificou no debate realizado na passada segunda-feira, sobre este tema, no programa da RTP “Prós e Contras”.
Pelo que os 82 Serviços de Urgência existentes no país, acabam por assumir o papel de porta principal de acesso dos cidadãos à prestação de cuidados, desvirtuando deste modo a missão destes e exercendo sobre eles uma pressão desestabilizadora.
Por outro lado a evolução do perfil sociológico da população, fortemente pressionado pela crise económica e pela problemática do envelhecimento, não tem sido devidamente equacionado no processo de planeamento das infraestruturas de saúde e da sua organização.
É largamente consensual que o SNS é um dos melhores produtos da nossa democracia. Mas uma vez que se está a degradar e em risco de entrar em colapso, urge que ganhemos consciência disto e assumamos as nossas responsabilidades como cidadãos, levantando a voz e agindo em sua defesa.
Os números são importantes, desde que postos ao serviço das pessoas. Considerados isoladamente, assumem a condição instrumental de balas que matam, impunemente. E isto é inaceitável!   


Comentários

Mensagens populares