SOLIDARIEDADE COM OS POLICIAS




Dois jovens agentes da PSP foram ontem mortalmente colhidos por um comboio em Sacavém, durante a perseguição a suspeitos de assaltos a residências. Tinham 24 e 27 anos respectivamente e pertenciam à esquadra de São João da Talha.
Mais duas vítimas no cumprimento de uma missão essencial na sociedade contemporânea: a defesa da segurança dos cidadãos.
Há uns anos numa cerimónia em que participei no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, um prestigiado oficial da PSP disse-me: “o que mais nos desgosta é que, para os cidadãos, os polícias passam de bestial a besta, várias vezes ao longo do dia, em função das circunstâncias”.
Na verdade assim é. Se impedem que nos assaltem a casa ou o carro, se levam um tiro dos delinquentes que enfrentam, se nos defendem, se morrem… então são bestiais. Mas se multam, por infracções cometidas, por exemplo ao Código da Estrada, se atingem a tiro algum individuo, antes deste os atingir a eles, se actuam de forma mais dura em cumprimento de ordens do poder politico a que se subordinam, então são umas bestas.
Tenho um profundo respeito pela missão das forças de segurança, em democracia. Tenho um profundo respeito pelos homens e mulheres que, enquadrados na PSP ou na GNR, arriscam todos os dias a sua vida na defesa da nossa segurança, em especial na luta incessante contra a criminalidade.
Por isso hoje manifesto o meu pesar pela morte dos dois malogrados agentes, em circunstâncias tão trágicas, solidarizando-me com as suas famílias e com a instituição em que prestavam serviço público.


Comentários

Mensagens populares