RISCOS GLOBAIS





No Fórum Económico Mundial, que reuniu em Davos (Suíça) de 21 a 24 de Janeiro último, foi apresentado um relatório intitulado “Riscos Globais 2015”, no qual se identificam os riscos com que o mundo se irá confrontar na próxima década, partindo de uma avaliação da evolução da situação global, ao longo da década anterior.   
Neste documento constata-se que “ Embora o aumento da interdependência tenha tornado o mundo mais próximo, enfatiza-se o outro lado da moeda: a vida das pessoas está a tornar-se mais complexa e mais difícil de gerir. Empresas, governos e indivíduos são forçados a decidir sobre modalidades de ação num ambiente nublado por várias incertezas.”
Sublinha-se ainda que “a gestão de riscos e a necessidade de construir resiliência tornou-se um dos principais problemas para os decisores. Estes reconhecem que os riscos são dinâmicos por natureza e envolvem muitas esferas de influência. Neste contexto, há necessidade de colaborar e aprendermos uns com os outros, promovendo iniciativas que demonstrem valores e boas práticas, que podem ser replicadas em outros lugares.”
As ameaças globais que o relatório identifica são tipificadas em cinco grandes domínios: Ambientais, Geopolíticos, Económicos, Sociais e Tecnológicos.
Do conjunto desta tipologia, são priorizados os seguintes riscos: Crises de abastecimento de água; Propagação rápida de doenças infecciosas; Conflitos regionais entre países; Desemprego; Falhas na adaptação dos países às alterações climáticas.
Ao reflectir-se neste relatório prospectivo do mundo, facilmente se entende a emergência do reforço dos sistemas de Protecção Civil dos Estados, face às exigências de missão que o quadro de risco descrito antevê.

Comentários

Mensagens populares