“TERRAMOTO” NA EUROPA




SYRIZA e Alexis Tsipras são os nomes do verdadeiro terramoto político que acaba de abalar a Europa, com a vitória da esquerda radical nas eleições que ontem se realizaram na Grécia.
Defendendo uma rotura com a política de austeridade que nos últimos anos tem flagelado o povo grego, o SYRIZA obteve um resultado histórico, ao conquistar a maioria dos votos.   
Ninguém duvida de que estes resultados vão ter necessariamente repercussões a vários níveis, tanto em Bruxelas e Berlim, como em cada um dos países da União Europeia (EU).
Ainda é cedo para avaliar com precisão os efeitos deste “terramoto”. Mas há uma conclusão irrefutável: caiu o tabu da impossibilidade da existência de alternativas às políticas decretadas pelos mercados e pelos donos desta Europa toda.
É evidente que os obstáculos são muitos. Os donos desta Europa toda estão em pânico e, por isso, não vão aceitar pacificamente a vontade do povo grego. Para eles a democracia é sagrada, mas apenas quando os seus interesses prevalecem. Mas há uma esperança que renasce e que é preciso valorizar.
Dentro de alguns meses haverá eleições em Portugal. O povo português dá inquestionáveis sinais de cansaço do Governo da coligação de direita e aspira a um novo rumo. Esta pode ser a oportunidade da esquerda portuguesa, mas uma esquerda sem equívocos. Uma esquerda que, por um lado, não se limite a mudar caras ou, por outro, que se resigne à gestão do protesto.
Não precisamos de um Syriza português. Precisamos sim que a esquerda portuguesa se assuma como capaz de governar o país, dar-lhe um novo rumo e romper com os “donos disto tudo” que andam por aí. 



Comentários

Mensagens populares