PONTO FINAL




Ontem estive em Torres Vedras na posse dos órgãos sociais da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), eleitos no 42.º Congresso da Confederação, reunido no passado mês de Outubro, em Coimbra.
Como é da praxe e na qualidade de Presidente da Mesa dos Congressos cessante, conferi posse ao Presidente eleito deste órgão que, por sua vez, empossou os demais eleitos.
Assim conclui 21 anos sucessivos de integração nos órgãos sociais da LBP, 12 dos quais como Presidente do Conselho Executivo.
Sentado na mesa de honra constatei uma sala repleta de convidados e, também, identifiquei algumas ausências que gostaria que não se tivessem verificado.
Numa sala onde em 1999 fui eleito pela primeira vez Presidente do Conselho Executivo da Confederação, as circunstâncias ditaram que na mesma sala pusesse fim à minha missão como dirigente da LBP.
Terminada a cerimónia retirei-me para o meio dos convidados. Nos cumprimentos e abraços de muitos, alguns perguntaram como me sentia ao abandonar a Liga ao fim de tantos anos a ela ligado. A todos respondi que me sinto muito bem, muito tranquilo e orgulhoso do trabalho realizado, que o tempo se encarregará de valorizar. Mas também lhes disse que este não é o tempo de fazer história passada mas sim de rasgar soluções de futuro, missão entregue aos dirigentes hoje empossados a quem desejo sinceras felicidades.
Com a serenidade com que encaro todos os momentos da minha vida, saí do quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras de espírito limpo e sem qualquer nostalgia.
Afinal, atrás dos tempos, outros tempos virão e há tanta coisa para realizar.



  

Comentários

  1. Foi um grande presidente da LBP, onde deixa uma grande obra. Só foi pena que, em determinada altura se tivesse deixado enganar por determinados indivíduos merecedores de pouca credibilidade e de um passado obscuro ! No entanto muito fez pelos bombeiros portugueses e em especial pelos do antigo ultramar português, que lhe ficam a dever o seu reconhecimento oficial após o "25 de Abril". Com a colaboração do "NUCBOMB" - Núcleo dos Antigos Bombeiros Ultramarinos, conseguiu que aqueles antigos bombeiros das ex-províncias ultramarinas portuguesas lhes fosse feita a justiça de ser reconhecidos, oficialmente, naquilo que sempre foram - BOMBEIROS PORTUGUESES ! Por isso, na hora da sua despedida da LBP, o "NUCBOMB" - Núcleo dos Antigos Bombeiros Ultramarinos, presta-lhe a sua homenagem e agradecimento. Felicidades amigo e Obrigado !
    Manuel José Barrote, Cmdt. Q.H. dos B.V. de Torres Vedras e Ultreamarino.

    ResponderEliminar
  2. Só hoje li o comentario de Manuel Barrote e não me pronuncio àcerca deste individuo que enganou a Liga e o Dr.Duarte Caldeira. Não foi nenhum NUCBOMB(O que é isto?)mas sim a ASSOCIAÇÃO DE BOMBEIROS ULTRAMARINOS«NABUL», instituição legalmente constituida, que com o apoio da Liga dos Bombeiros Portugueses e o valioso empenho do Dr..Duarte Caldeira conseguiu o oficial reconhecimento dos BOMBEIROS que serviram no antigo Ultramar e hoje estão vinculados aos Quadros de Honra dos Bombeiros de Torres Vedras e do Dafundo. Muito Obrigado Dr.Duarte Caldeira, pessoa que muito estimamos e que nos orgulhamos de contar entre os Sócios Honorários da nossa Associação- Linda a Velha,15.07.2015 Cmdt.QH.Manuel Correia, Presidente da Direção da Associação de Bombeiros Ultramarinos«NABUL»

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares