DIETA DE MEDIA






O criador do Facebook, Mark Zuckerberg, decidiu iniciar o ano de 2015 convidando os seus mais de 30 milhões de seguidores para um “ano de livros”. A este apelo chamou “dieta de media”.
“O meu desafio para 2015 é ler um livro de duas em duas semanas” justificou este jovem génio de 30 anos, porque considera que “a leitura de livros é intelectualmente muito gratificante”.
Para dinamizar esta campanha Mark Zuckerberg criou no passado sábado uma página designada Year of Books, agregando uma espécie de clube de leitura, no qual são convidados a participar todos aqueles que se dispuserem a comentar as obras propostas para leitura e discussão. O primeiro livro em análise é “O Fim do Poder”, de Moisés Naim, editado em Portugal há cerca de um ano pela editora Gradiva.
Esta iniciativa revela uma preocupação do criador do Facebook quanto ao excesso de dependência dos cidadãos, um pouco por todo o mundo, relativamente às redes sociais, convocando-os para a leitura de livros em papel – e não de e-books – contribuindo deste modo para que o livro possa continuar a ser o principal suporte de divulgação, nomeadamente nas áreas em que Zuckerberg identifica; “diferentes culturas, crenças, histórias e tecnologias”, entre outras.
Pela minha parte vou tentar cumprir esta meta, isto é ler dois livros por mês. Mas não vou respeitar as escolhas do criador do facebook, uma vez que sou um leitor que prescinde de génios para orientar os seus gostos literários.



Comentários

Mensagens populares