DIETA DE MEDIA
O criador do Facebook, Mark
Zuckerberg, decidiu iniciar o ano de 2015 convidando os seus mais de 30 milhões
de seguidores para um “ano de livros”. A este apelo chamou “dieta de media”.
“O meu desafio para 2015 é ler
um livro de duas em duas semanas” justificou este jovem génio de 30 anos,
porque considera que “a leitura de livros é intelectualmente muito
gratificante”.
Para dinamizar esta campanha Mark
Zuckerberg criou no passado sábado uma página designada Year of Books,
agregando uma espécie de clube de leitura, no qual são convidados a participar
todos aqueles que se dispuserem a comentar as obras propostas para leitura e
discussão. O primeiro livro em análise é “O Fim do Poder”, de Moisés Naim,
editado em Portugal há cerca de um ano pela editora Gradiva.
Esta iniciativa revela uma
preocupação do criador do Facebook quanto ao excesso de dependência dos
cidadãos, um pouco por todo o mundo, relativamente às redes sociais,
convocando-os para a leitura de livros em papel – e não de e-books – contribuindo
deste modo para que o livro possa continuar a ser o principal suporte de
divulgação, nomeadamente nas áreas em que Zuckerberg identifica; “diferentes
culturas, crenças, histórias e tecnologias”, entre outras.
Pela minha parte vou tentar cumprir
esta meta, isto é ler dois livros por mês. Mas não vou respeitar as escolhas do
criador do facebook, uma vez que sou um leitor que prescinde de génios para
orientar os seus gostos literários.
Comentários
Enviar um comentário