SUSANA CARVALHO, SÓNIA MELO E PAULO SANTOS... PRESENTES!
São 16 horas do dia 21 de setembro de 2024. A esta hora estão a sair do quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha, os bombeiros Susana Carvalho, Sónia Melo e Paulo Santos, com destino à sua última morada.
Eles perderam a vida no decorrer do combate a um incêndio florestal ocorrido no passado dia 17 de setembro de 2024, no lugar de Vila do Mato, no concelho de Tábua.
Durante os 20 anos em que exerci funções dirigentes na Liga dos Bombeiros Portugueses, metade dos quais como Presidente do órgão executivo da Confederação, foram muitos (de mais) os funerais de bombeiros em que estive presente, em solidariedade com as respetivas famílias, de sangue e de causa, vivenciando momentos dolorosos e de provação emotiva.
Desta vez não estou fisicamente em Vila Nova de Oliveirinha, para testemunhar a despedida dos referidos três bombeiros, que completam o terrível número de 245, tantos quantos os bombeiros que perderam a vida em missão de serviço, no combate a incêndios florestais e noutro tipo de ocorrências. Mas por esta via deixo o registo da minha homenagem a estes companheiros de causa, que à mesma entregaram o que de melhor todos nós temos: a nossa vida.
Até ao fim da minha vida vou continuar com a causa dos Bombeiros colada à minha pele. Por isso vivo intensamente as vitórias e as derrotas destes briosos homens e mulheres, nas sua luta quotidiana contra a morte e a favor da vida.
Comentários
Enviar um comentário