RISCOS-SEGURANÇA-CIDADANIA





Nos dias 28 e 29 de março de 2019, reúne em Setúbal a 2.ª Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania, centrada na temática da " Gestão dos Riscos e Alterações Climáticas",
Esta Conferência, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e Instituto Politécnico de Setúbal, com o Alto Patrocínio do Presidente da República, pretende refletir sobre a problemática das alterações climáticas e suas consequências na resposta do sistema de proteção civil.
A trilogia Riscos-Segurança-Cidadania protagoniza uma hierarquia de valores marcantes na dinâmica das sociedades contemporâneas. Por isso, importa encontrar respostas eficazes e eficientes que reforcem a resiliência das comunidades, dos países e das populações face à multiplicidade de ameaças a que estão expostas.
As situações de emergência têm vindo a aumentar em quantidade e complexidade, sendo cada vez mais elevado o número de vítimas resultantes da ocorrência de eventos estremos de natureza climática, bem como os custos de natureza económica e social provocados pelos mesmos.
Urge promover um debate técnica e cientificamente sustentado, recorrendo a experiências internacionais e ao acolhimento das mesmas na definição das estratégias e dos modelos nacionais, enquanto variável duma política de segurança, abrangente e informada.
Pela sua proximidade os órgãos de poder municipal têm o necessário potencial para reunir esforços e gerar sinergias, para a edificação da trilogia Risco-Segurança- Cidadania, inspiradora desta conferência.
O programa multidisciplinar da Conferência conta com a participação de conceituadas personalidades nacionais e internacionais, nomeadamente:

Hitomi Kubo
Unidade de Segurança Humana das Nações Unidas

Karolina Kalinowska 
Direção Geral de Ajuda Humanitária e Proteção Civil da Comissão Europeia

Francisco Castro Rego
Presidente do Observatório Técnico Independente da Assembleia da República


Fernando Carvalho Rodrigues
"Pai" do primeiro Satélite português


Tiago Pitta e Cunha
Fundação Oceano Azul


Mais informações e inscrições


Comentários

Mensagens populares