AMEAÇAS AO CIBERESPAÇO




As novas tecnologias de informação e comunicação trouxeram uma verdadeira revolução no processo de desenvolvimento das sociedades. Antes, as preocupações de segurança dos Estados centravam-se nas ameaças externas ao território físico de cada país. Com a criação de redes de comunicação e do ciberespaço, a problemática da segurança ganhou novas e mais complexas dimensões.
A internet possui actualmente várias utilizações, nomeadamente a troca instantânea de informações, o pagamento e prestação de serviços, o fornecimento de bens essenciais e a governação dos Estados, entre muitas outras. Esta circunstância impõe o reforço da defesa e segurança do ciberespaço e das redes de comunicação.
Nos últimos dias, serviços públicos e empresas foram alvo de um ciberataque, em vários pontos do mundo.
No artigo “ O impacto do ciberespaço como nova dimensão nos conflitos”, publicado e 2012 no Boletim Ensino/Investigação, do Instituto Universitário Militar, João Manuel Dias  Moreira define ciberataque como “ataque lançado geralmente a partir de um computador recorrendo ao método de intrusão e que tem como finalidade adquirir, explorar, perturbar, romper, negar, degradar ou destruir informação constante em computadores ou em redes de computadores, em sistemas e equipamentos electrónicos ligados a outros equipamentos ou sistemas e que partilham a mesma estrutura de energia ou o mesmo espaço de emissão electromagnética, bem como os próprios computadores, redes de computadores, sistemas e equipamentos”.
Esta é uma nova realidade cuja literatura e o estado do conhecimento disponível classifica em quatro dimensões: cibercrime, hacktivismo,ciberterrorismo, ciberespionagem e ciberguerra.
Os próximos tempos irão certamente trazer-nos mais más notícias sobre esta matéria. Importa então que os Estados reforcem os adequados mecanismos de defesa e cada um dos cidadãos aprenda a defender-se, através de condutas eficazes de auto-protecção, na utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC).





Comentários

Postagens mais visitadas