MAIS PRÓXIMO EMERGÊNCIAS




Por convite da Cáritas Portuguesa e do seu Presidente, Professor Eugénio Fonseca, estou a participar na organização de uma estrutura de resposta à emergência da referida instituição. Trata-se de uma colaboração voluntária, uma vez que não quero perder a vontade de servir causas, depois de ter uma significativa parte da minha vida ligada ao voluntariado.
Para além de um modelo de organização da estrutura de resposta, o projeto designado “Mais Próximo Emergências” inclui um módulo de formação, com uma forte componente preventiva, que será desenvolvido em todo o país.
Confesso que tem sido estimulante a minha participação neste projecto, uma vez que tenho oportunidade de ajudar a criar um modelo de organização e formação no âmbito de uma instituição com uma marcante intervenção, no contexto de situações de emergência.
A Cáritas Portuguesa insere-se na Cáritas Internationalis, e actua nas seguintes áreas prioritárias de intervenção: Ajuda humanitária de emergência; Segurança alimentar; Cuidados de saúde; Água e saneamento; Capacitação.
Com esta participação quero continuar a desenvolver actividades e projectos que contribuam para a criação de uma Cultura Preventiva na sociedade portuguesa e a construção de um Sistema de Protecção Civil onde todos saibam qual o papel que devem exercer, individual ou colectivamente.
Quando o “Mais Próximo Emergências” estiver operativo, para além do reforço da intervenção da Cáritas Portuguesa, ele representará um valioso contributo para a materialização da “Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva”, sobre a qual tanto se tem falado, embora dela nada se conheça.




Comentários

Mensagens populares