“JUNTOS PARA A REDUÇÃO DE CATÁSTROFES”




Hoje, dia 1 de Março, assinala-se o Dia da Protecção Civil, efeméride anual instituída pela Organização Internacional de Protecção Civil (OIPC) a nível mundial. Desde 2008 que este dia é também comemorado em Portugal, através de um conjunto de iniciativas promovidas por vários municípios do país, bem como pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).
Este ano o lema “ Juntos para a Redução de Catástrofes” pretende dar destaque à “coordenação de esforços entre os serviços de proteção civil, as restantes entidades da Administração e os Cidadãos para prevenir e responder a catástrofes de modo eficiente”.
Entretanto, a nível nacional “ procura-se, em particular, destacar o papel do patamar preventivo do sistema de proteção civil, nos diferentes níveis territoriais, realçando a necessidade de melhorara o conhecimento sobre os riscos, de implementar sistemas de monitorização e de aviso à população e de envolver os cidadãos numa cultura de segurança, estimulando a sua participação e a ideia de que a proteção é uma responsabilidade de todos e para todos.”
Constitui uma boa opção estratégica focar estas campanhas na dimensão preventiva das catástrofes e na formação e sensibilização dos cidadãos, relativamente aos riscos e à melhor de enfrentá-los. Mas a eficácia desta opção só terá resultados concretos com acções concretas. Ora neste domínio está muito – mas mesmo muito – por fazer!

Aviso aos leitores:
A partir de hoje este espaço passa a ter periodicidade diária, de segunda a sexta-feira.
 




Comentários

Mensagens populares