TERRAMOTOS CAUSADOS PELO HOMEM




O Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) decidiu incluir nas cartas dos riscos sísmicos que monitoriza, os terramotos causados por actividades humanas. Esta decisão, anunciada na passada segunda-feira, através da agência de notícias Reuters, foi tomada na sequência dum significativo aumento dos sismos associados às operações de pesquisa de petróleo e gás, no Estado norte-americano de Oklahoma.
As cartas de risco sísmico são utilizadas pelas autoridades responsáveis pela gestão de emergência, assim como pelas organizações profissionais de engenharia, para identificação dos locais mais seguros para a construção de edificado.
Nas áreas ameaçadas pela designada sismicidade induzida vivem e trabalham cerca de 7 milhões de pessoas. Segundo os especialistas da USGS o impacto provocado por este tipo de terramotos pode ser equivalente ao registado nas regiões da Califórnia, frequentemente afectadas por terramotos de origem natural.
Os riscos associados à sismologia induzida não se circunscrevem ao Estado de Oklahoma. Também os Estados do Kansas, Colorado, Novo México e Arkansas vivem esta ameaça.
É a exploração desenfreada do “ouro negro”, numa frontal agressão aos equilíbrios da natureza.
Um dia destes os telejornais das televisões de todo o mundo anunciarão o trágico resultado desta loucura.

Comentários

Mensagens populares