A IMPORTÂNCIA DA METEOROLOGIA




Hoje, 23 de Março, assinala-se o Dia Mundial da Meteorologia. Nesta data do ano de 1950 entrou em vigor a convenção que instituiu a Organização Meteorológica Mundial (OMM), enquanto agência especializada das Nações Unidas para a meteorologia e clima.
A meteorologia é uma ciência que estuda as condições e o comportamento físico da atmosfera. Os estudos desenvolvidos pela meteorologia envolvem o tratamento de dados relativos ao estado físico, químico, e dinâmico da atmosfera, a fim de diagnosticar as causas, os efeitos e o comportamento futuro desses elementos, no processo de interação com a superfície terrestre.
Graças aos avanços proporcionados pela evolução tecnológica, a precisão e o nível de avanço dos elementos da meteorologia são cada vez maiores. Hoje é possível ter acesso a informações da atmosfera e à previsão do tempo quase em tempo real, o que proporciona um mais eficaz planeamento e adequada prevenção, dos efeitos das ocorrências e suas consequências na qualidade de vida das populações.
É neste contexto que a intervenção do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) assume uma crescente relevância para o sistema português de proteção civil.
Actualmente as previsões meteorológicas atingem um grau de precisão elevado, facto que facilita a missão de aviso e alerta às populações.

O grau de receptividade das populações à informação que lhe é veiculada e o seu impacto nos comportamentos dos cidadãos, quanto à construção do processo de autoprotecção, constitui um interessante domínio de investigação, ao qual espero, logo que possível, dedicar a minha atenção. 

Comentários

Mensagens populares