EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO




A Fundação Calouste Gulbenkian organizou ontem uma Conferência Internacional subordinada ao tema “Educação e Desenvolvimento – Escola e Sociedade”.
Partindo da ideia geral de que “ não se pode entender o contributo da educação para o desenvolvimento sem se considerar a participação de toda a comunidade, envolvendo não apenas os agentes educativos directamente implicados na actividade escolar como também toda a comunidade (famílias, autarquias, empresas, associações e outras organizações de múltiplas naturezas) nos processos de aprendizagem”, os participantes puderam constatar a importância da educação para a formação de identidades pessoais e colectivas, a formação de uma cidadania responsável e a promoção de uma participação social critica, baseada nos princípios fundamentais do respeito pela vida, da dignidade humana e da diversidade cultural.   
Como participante na Conferência confirmei a convicção de que o desenvolvimento é um processo complexo que implica a conjugação de diversas variáveis.
As condições de desenvolvimento têm de ser analisadas de uma forma multifacetada, não linear, interdependente e dinâmico implicando mudanças e adequações nas políticas e nos modelos de governação. Concluí também que o verdadeiro desenvolvimento não se verifica se o crescimento económico puro não for acompanhado por outras dimensões importantes para a qualidade de vida, como uma saúde de qualidade, reduções da pobreza e da desigualdade, melhorias na participação democrática, estabilidade politica e um ambiente sustentável.
Todas estas dimensões são parte integrante do bem-estar humano para as quais a educação simultaneamente contribui.



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