EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
A Fundação Calouste Gulbenkian organizou ontem uma
Conferência Internacional subordinada ao tema “Educação e Desenvolvimento –
Escola e Sociedade”.
Partindo da ideia geral de que “
não se pode entender o contributo da educação para o desenvolvimento sem se
considerar a participação de toda a comunidade, envolvendo não apenas os agentes
educativos directamente implicados na actividade escolar como também toda a
comunidade (famílias, autarquias, empresas, associações e outras organizações
de múltiplas naturezas) nos processos de aprendizagem”, os participantes puderam
constatar a importância da educação para a formação de identidades pessoais e
colectivas, a formação de uma cidadania responsável e a promoção de uma participação
social critica, baseada nos princípios fundamentais do respeito pela vida, da
dignidade humana e da diversidade cultural.
Como participante na Conferência
confirmei a convicção de que o desenvolvimento é um processo complexo que
implica a conjugação de diversas variáveis.
As condições de desenvolvimento
têm de ser analisadas de uma forma multifacetada, não linear, interdependente e
dinâmico implicando mudanças e adequações nas políticas e nos modelos de
governação. Concluí também que o verdadeiro desenvolvimento não se verifica se
o crescimento económico puro não for acompanhado por outras dimensões
importantes para a qualidade de vida, como uma saúde de qualidade, reduções da
pobreza e da desigualdade, melhorias na participação democrática, estabilidade
politica e um ambiente sustentável.
Todas estas dimensões são parte
integrante do bem-estar humano para as quais a educação simultaneamente contribui.
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