COLUNA VERTEBRAL





Durante todo o mês de Outubro evoca-se o “mês da coluna”. Ontem mesmo foi Dia Mundial da Coluna, efeméride pela primeira vez assinalada em Portugal, por iniciativa das Sociedades Portuguesas de Patologia da Coluna, de Ortopedia e Traumatologia e de Neurocirurgia.
De acordo com as referidas instituições médico-cientificas a “ patologia degenerativa da coluna é a primeira causa de baixa laboral e de incapacidade transitória e permanente para o trabalho”. Por outro lado sabe-se que uma significativa parte da população portuguesa, entre os 25 e 60 anos, sofre de dores nas costas.
Para além de diagnósticos precoces e terapêuticas adequadas, cada um de nós pode prever estas patologias através de boas práticas, associadas à postura corporal.
Mas há também outras formas de tratar a nossa coluna vertebral, impedindo que ela se degrade. Por exemplo: pautando a nossa vida por fortes convicções, mantendo sempre a cabeça direita e recusando vergá-la; praticando uma postura vertical, sempre que confrontados com interesses mesquinhos que visam, apenas, dobrar-nos; seguindo ideais e objetivos, sem medir se são perdedores ou vencedores, inspirados exclusivamente pela força das ideias que nos mantêm firmes e hirtos.

É avisado que adoptemos estas e outras práticas preventivas, para uma adequada profilaxia da nossa coluna vertebral.   

Comentários

Mensagens populares