REPÓRTER CALDEIRA EM LIVRO




No dia 29 de Dezembro de 2012 publiquei o primeiro texto neste blog. Com o de hoje completo 661 textos publicados neste espaço de intervenção e de prazer.
No passado fim de semana fiz uma primeira selecção de todos os textos publicados. Reuni 581 e arrumei-os por seis temas específicos: Bombeiros; Cultura e Conhecimento; Observação Politica; Pessoal e Intransmissível; Radar Social e Segurança Comunitária. 
Desta operação de arrumação resultaram 63 textos dedicados a Bombeiros; 109 a Cultura e Conhecimento; 101 a Observação Politica; 75 de natureza Pessoal e Intransmissível; 123 de Radar Social e 110 dedicados à Segurança Comunitária.
Relendo alguns textos que escolhi aleatoriamente, publicados em períodos temporais diferenciados, conclui que aqui posso encontrar a síntese da actualidade do país e do mundo nos últimos dois anos e meio, bem como o que de relevante aconteceu na minha vida pessoal no mesmo período.
Perante este balanço, tomei uma decisão: vou iniciar o trabalho de selecção mais criteriosa dos 581 textos e reunir cerca de 250 para publicar em livro.
Ainda tenho em projecto uma outra iniciativa editorial intitulada “Ser Bombeiro (a)”. Porém ainda não consegui reunir o número de depoimentos suficientes para o efeito, por falta de tempo. Este projecto pressupõe um forte investimento em deslocações para realizar entrevistas presenciais. Uma vez que fechei definitivamente o ciclo de dirigente de estruturas dos Bombeiros sinto-me agora em condições – e com o distanciamento necessário – para realizar este objectivo, logo que possa reunir as adequadas condições para o efeito.
Voltando ao Repórter Caldeira vou aproveitar o próximo período de férias para seleccionar os 250 textos para o livro e agrupá-los por áreas temáticas.
A meta é até ao final deste ano ter o livro pronto para edição.


Comentários

Mensagens populares