IRS SOLIDÁRIO




Foram divulgados dados provisórios do Ministério das Finanças, relativos às doações dos portugueses de 0,5% da colecta do IRS. Assim em 2014 ascendeu a 13,1 milhões de euros o valor doado através desta via, o que representa um acréscimo de 400 mil euros em relação ao ano anterior.
Segundo o Diário de Noticias, desde 2010 já foram doados 48,6 milhões de euros a instituições de solidariedade. A lista é liderada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, seguida da UNICEF, Associação Nariz Vermelho, a Acreditar, AMI, Refúgio Amboím Ascensão e a Ajuda de Berço.
Surpreendentemente as estruturas associativas de Bombeiros têm uma presença residual na referida lista, contraditória com a sua expressão territorial e o número de associados nelas filiados.
Isto significa que não está a ser minimamente aproveitado este instrumento, como fonte de angariação de receita anual das Associações Humanitárias de Bombeiros, perfeitamente enquadráveis no espírito e no conteúdo desta disposição de apoio solidário, através do mecanismo fiscal.  


Comentários

Mensagens populares